Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril

Compromissos firmes<br>para cumprir

No desenvolvimento da campanha nacional de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril», para a compra da Quinta do Cabo, cada organização, organismo ou sector do Partido tem as suas metas – ambiciosas, todas elas – e encontra o seu próprio caminho para as alcançar e superar. Alguns, com um âmbito de intervenção mais alargado (empresa, sector, concelho ou freguesia), privilegiam a realização de iniciativas como modo mais eficaz para uma alargada recolha de fundos. Outros, como os sectores centrais do Partido, têm na consciência política dos seus militantes e no cumprimento dos compromissos por eles assumidos a sua principal (quando não única) fonte de receitas.

O Sector Sindical Central, que reúne os comunistas que se encontram a tempo inteiro nos sindicatos, federações e na própria CGTP-IN, é destes últimos. Suportando a campanha apenas nos contributos regulares dos seus militantes, o sector conseguiu muito cedo alcançar o objectivo definido, que ao início até pareceu demasiado ousado. Hoje, como conta Júlio Vintém, do Comité Central, trabalha-se para o superar em mais de 50 por cento.

Aquando do lançamento da campanha de fundos, em Outubro de 2014, os militantes organizados no Sector Sindical Central assumiram os seus compromissos de contribuição mensal, o que deixou à vista de todos que a meta definida não era, afinal, inatingível. Exigente, sim, sem dúvida, mas nunca impossível. O cumprimento rigoroso dos compromissos assumidos e as doações adicionais de alguns para além dos valores com que se tinham comprometido, permitiram ultrapassar em muito o objectivo traçado.

Valorizando a disponibilidade dos militantes do sector, Júlio Vintém sublinha também a discussão regular da campanha nas reuniões do organismo e o controlo de execução aí efectuado como «chaves» para o seu êxito.

Empenho, motivação, organização

Também a célula da Festa do Avante!, que agrega os militantes que trabalham diariamente na Quinta da Atalaia (e agora também na Quinta do Cabo), teve que redefinir as suas metas muito cedo, mal ficou evidente que os compromissos assumidos pelos militantes e os donativos recebidos se aproximavam já bastante dos objectivos definidos para toda a campanha. Como revela o responsável pela organização partidária, Pedro Lago, na assembleia da célula realizada em Maio de 2015 foram traçadas novas metas, consideravelmente acima daquelas que tinham sido inicialmente definidas.

Tal como no caso do Sector Sindical, também a célula da Festa conseguiu atingir e superar os objectivos que lhe foram colocados graças ao empenhamento dos seus membros (e de outros militantes que com eles trabalham ao longo do ano), que não só cumpriram escrupulosamente os compromissos que assumiram como até foram para além deles. Há também os casos de alguns que optaram por donativos mais espaçados ao invés da contribuição regular, de umas quantas iniciativas de angariação de fundos e da distribuição dos cupões e títulos de participação. Mas, sublinha Pedro Lago, «o essencial foi alcançado através dos compromissos dos membros da célula».

A discussão regular do andamento da campanha nos plenários e a afixação de um gráfico mensal com a evolução das verbas recolhidas foram elementos que, para o membro do Secretariado da Festa do Avante!, pode ter contribuído para manter a motivação dos membros da célula ao longo de todo o tempo de duração da campanha. O facto de ser esta a organização do Partido que mais noção terá, porque lá está todos os dias, do esforço financeiro necessário para integrar a Quinta do Cabo já na próxima edição da Festa do Avante! é factor de motivação suficiente, acrescenta Pedro Lago.




Mais artigos de: PCP

O futuro constrói-se na luta<br>de todos os dias

Deslocaram-se de todo o Alentejo e reuniram-se em Estremoz para comemorar o 95.º aniversário do PCP. Mais de um milhar de homens, mulheres e jovens ali participaram dum almoço e assistiram a um comício. Ouviram Jerónimo de Sousa evocar a «história notável» do Partido, caracterizar o momento político actual e perspectivar as lutas que aí vêm.

Aniversário comemorado na Madeira

A Organização Regional da Madeira juntou-se à celebração do 95.º aniversário do PCP com a realização de um jantar na Estalagem da Encumeada, na Ribeira Brava, em que participaram mais de 600 militantes e simpatizantes do Partido. Na...

Denunciar, mobilizar, lutar

A campanha nacional contra a precariedade contou, no dia 18, com a destacada participação de vários deputados do Partido no contacto com os trabalhadores nas empresas.

Dar oportunidade ao talento

A JCP organiza, pelo 19.º ano consecutivo, o concurso de bandas do Palco Novos Valores, que dá a muitos jovens grupos musicais a oportunidade de mostrarem ao vivo o seu trabalho.

Mais razões para resistir

O PCP promoveu, no dia 17, uma reunião com organizações representativas dos trabalhadores do sector aéreo sobre a «”nova” estratégia da União Europeia (UE)» para a aviação.

Bandeiras evocadas no Barreiro

A Comissão Concelhia do Barreiro do PCP promoveu, na tarde de sábado, 19, nas oficinas da EMEF, uma evocação da jornada de agitação e luta ocorrida no concelho em 1935. A sessão realizada na nave industrial, na qual participaram mais de quatro...

PCP condena atentados na Bélgica

O PCP repudia firmemente os atentados de Bruxelas, ocorridos anteontem, que provocaram mais de três dezenas de mortos e pelo menos 200 feridos. Em nota do seu Gabinete de Imprensa difundida no dia 22, que a seguir se transcreve, o PCP reitera a sua convicção de que a resposta ao terrorismo passa pelo...

Vaga de refugiados tem causas

O PCP promoveu, nos dias 18 e 19, quatro debates sobre a questão dos refugiados – em Torres Novas, na Bobadela, no Montijo e em Olhão – nos quais participaram os três deputados do Partido no Parlamento Europeu: João Ferreira, Miguel Viegas e João Pimenta Lopes. Nas...

Iniciativas na Emigração

Para além das grandes iniciativas, que contam com a presença do Secretário-geral, estão a realizar-se em todo o País (e fora dele) múltiplas acções comemorativas do 95.º aniversário do Partido, valorizando a sua história, sublinhando as suas...

«Histórico» apagamento

Os últimos dias têm sido pródigos em acontecimentos aos quais tem sido colado o rótulo de históricos pela máquina mediática, havendo já quem se questione sobre esta utilização liberal do adjectivo. Um desses momentos foi a aprovação do...